Transformações provocadas pela tecnologia na vida cotidiana e na escola
A história nos mostra a forte relação da evolução na informática com o avanço científico e tecnológico. Essa evolução afeta nossas vidas de várias formas algumas vezes quase nem percebemos mas a tecnologia esta sempre presente em nosso cotidiano seja na utilização de algum equipamento eletrônico rudimentar ou na operação de tecnologias sofisticadas. Hoje a Internet tornou-se ferramenta imprescindível como fonte de aquisição de informações de todas áreas do saber humano e sua utilização é praticamente inevitável.
Logo é fato que os computadores estão mudando nossas vidas. Não faz muito tempo em que a idéia de possuir um computador interligado à televisão, ao telefone e a outros dispositivos, era uma ideia de ficção científica. Em duas décadas tudo mudou. E, mesmo que muitas pessoas não tenham ainda utilizado o computador, não consideram novidade. a sua utilização, em casa, no local de trabalho, e em todos os aspectos da vida social.
O desenvolvimento desta nova tecnologia encaminhou para a sociedade da informação, que se caracteriza, entre outros aspectos, pela rapidez com que as transformações acontecem e pelo conseqüente surgimento de novas necessidades educativas.
A informática, embora de maneira muito repentina, também vai entrando no âmbito educativo. A utilização da informática em todos os aspectos da vida social e também familiar (Internet, jogos, etc.) é um fator de pressão, que pode fazer diminuir a impermeabilidade da escola a estas tecnologias. A reação dos profissionais da educação, a esta tecnologia, pode ser variada, desde o otimismo ou até euforia, até à preocupação e mesmo resistência. Contudo, apresenta-se como um novo desafio em matéria educativa, suscitando algumas interrogações: como utilizar pedagogicamente esta tecnologia? Que potencialidades oferece?
É necessário ter consciência, que uma utilização educativa que tire partido das potencialidades da informática, modificará substancialmente a maneira de aprender e de ensinar, os métodos de trabalho e o próprio funcionamento da instituição escola. Precisar com exatidão situações, contextos e potencialidades da informática educativa não é ainda tarefa fácil.
A utilização da informática de forma inovadora torna-se ainda mais complicada, quando na maioria dos centros educativos existe uma grande carência de equipamentos e uma reconhecida necessidade de formação dos profissionais da educação.
Francisco Carlos Mondadori Junior
Fontes:
http://www.ipb.pt/~meirinhos/Inf_infantil_doc
http://cassiteacher.blogspot.com/2008/08/importncia-da-informtica-em-nossas.html
http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag1.htm
Cecilia said,
5 de maio de 2009 às 10:48
Ola Francisco,
Achei muito legal sua reflexão. Realmente, precisamos incorporar uma nova postura na nossa prática pedagógica para que possamos estar em conformidade com esse processo
Grande abraço,
Cecilia
Cecilia L. Chiodelli said,
13 de maio de 2009 às 11:12
Ola Francisco!
Bastante pertinente a sua reflexão sobre a tecnologia através dos tempos e a resistencia quanto ao uso das novas tecnologias na educação, Nesta perspectiva, não dar a devida importancia aos recursos tecnológicos é estar fora da realidade.
O desafio foi lançado…precisamos mudar a nossa própria postura em relação ao uso do computador, e nos apropriarmos desta ferramenta para interagirmos com os colegas e alunos da escola.
Grande abraço,
Cecilia
tomaz said,
16 de setembro de 2010 às 08:40
a tecnologia nos ajuda mt
Camila said,
26 de fevereiro de 2014 às 15:26
A tecnologia esta cada vez melhor como os telefones estão cada vez mais evoluídos, as maquinas,os meios de transportes e tudo esta mais.Isso mi ajuda em casos urgentes como a ligação e mais rápida a transportação etc..CONCLUINDO tudo novo.
Severina Bento said,
29 de abril de 2014 às 18:34
Hoge nao da pra ficar desconectados no mundo em que vivemos,pois necessitamos dela, para interagir ,estudar, trabalhar se comunicar com as pessoas…